Seja Bem Vindo!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Capacitar assistência social

MDS vai capacitar 270 mil trabalhadores da assistência social

Gestores estaduais debatem em Brasília os projetos pedagógicos e agenda de qualificação para 2013

Gilmar Félix/MDS

MDS reune gestores do Suas de todos os estados para debater melhores formas de qualificar 270 mil profissionais da área
Brasília, 26 – Qualificar mais de 270 mil trabalhadores da área de assistência social. Esse é o objetivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que começou a implantar, este ano, o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSuas). Para debater com gestores de todos os estados as estratégias, os projetos pedagógicos da primeira etapa e a agenda para 2013 do programa, o ministério realiza, nesta segunda (26) e terça-feira (27) em Brasília, a Reunião Técnica Nacional da Gestão do Trabalho no Suas.

De acordo com a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin, o evento concretiza um processo de capacitação continuada para todos os trabalhadores que estão na execução direta dos serviços, como gestores estaduais e municipais, financeiros, dos fundos de assistência social e os conselheiros da assistência social. “Estamos concluindo a política nacional de educação permanente, com uma sucessão de cursos nos diversos níveis de atualização, aperfeiçoamento, especialização e mestrado profissional em todos os estados brasileiros.”

Denise avalia que essa qualificação vai resultar na melhoria da oferta e da qualidade dos serviços assistenciais oferecidos à população, além de viabilizar a identificação das situações de vulnerabilidade e risco. Para realizar os cursos, o ministério credenciou 101 instituições de ensino à Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do Suas.

Profissionais – A partir de 2014, a meta é atingir todos os trabalhadores da assistência social, inclusive os que, mesmo não tendo vínculo direto com o governo, atuam na área. Ao todo, quase 500 mil profissionais deverão receber a capacitação.

Nos últimos meses, o MDS realizou encontros regionais para discutir a execução do CapacitaSuas. Segundo o coordenador-geral da Gestão do Trabalho do Suas do ministério, José Crus, esses eventos que antecederam a reunião nacional foram importantes para entender as necessidades diversas das localidades, além levar apoio técnico e orientação para os profissionais.

Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário