sábado, 31 de agosto de 2013

Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial

Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial 
 
28/08/2013
 
Técnicos e gestores municipais e estaduais de Assistência Social, pesquisadores, especialistas e representantes do MDS discutiram sobre as mudanças recentes na Norma Operacional Básica do Suas na última quarta-feira (28), em Brasília, a sexta edição do Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O encontro, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), foi até sexta-feira (30) e tem como tema central Os desafios para a Vigilância Socioassistencial na implantação da NOB SUAS 2012.

Técnicos e gestores municipais e estaduais de Assistência Social, pesquisadores, especialistas e representantes do MDS discutiram sobre as mudanças recentes na Norma Operacional Básica do Suas, aprovadas no ano passado e em vigor desde janeiro deste ano. As principais alterações referem-se aos novos parâmetros de financiamento compartilhado de serviços e da gestão dos Suas pelos municípios, estados e governo federal.

A secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin, ressalta a importância desse encontro, em que foi feita uma análise critica de dados apresentados pelo Censo SUAS e do Registro Mensal de Atendimentos de 2012. “Nossa intenção é mostrar os avanços alcançados na área socioassistencial e também realizar uma análise da situação atual, identificar demandas e apontar alternativas de aprimoramento do sistema e da prestação de serviço.”

Durante o evento também ocorreu orientações para a implantação da Vigilância Socioassistencial nos Estados e Municípios, a implantação do Prontuário SUAS e as estratégias de monitoramento dos serviços e da gestão do SUAS. Também foi apresentado um Painel Comemorativo dos 20 anos da Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS.  
 
Fonte: ASCOM/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário